Publicado por: sivaldop | outubro 3, 2007

Porque o sul do Brasil é um dos lugares mais frios do mundo ?

O lugar onde mais senti frio até hoje foi no interior do Rio Grande do Sul, num inverno do ano 2000: um gélido – 3 C (com ventos de vale).  Estive no sul em outros invernos, pegando temperaturas em torno do 0 C. Nem mesmo nas Highlands, região da Escócia conhecida pelo clima gelado, passei tanto frio quanto no Sul do Brasil, ainda que sob as mesmas condições de temperatura.  A explicação é simples: em países de clima temperado (como EUA, Escócia, Inglaterra e outros do hemisfério norte ou até mesmo do extremo sul do hemisfério sul) existe uma coisa chamada “calefação”.  Todo recinto fechado tem algum tipo de aquecedor que faz o efeito contrário de um ar condicionado tão comum no Brasil: coloca calor no ambiente.  Enquanto o clima congela lá fora, você fica de bermuda dentro de casa com uma simples camisa de malha e dorme com um fino lençol de tecido sintético. O Sul do Brasil tem um clima sub-tropical (que na verdade é semi-temperado): verão com altas temperaturas… inverno com baixas temperaturas.  Mas as casas não tem calefação (salvo raríssimas e privilegiadas excessões).

 south_b.jpg

As razões podem ser muitas.  Uma delas é que não houve políticas públicas que fomentassem a criação deste tipo de infra-estrutura (como rede de gás canalizado para aquecedores a gás;  ou o barateamento de aquecedores eletricos; ou ainda modos de amortizar o custo do consumo de energia adicional no inverno).  Parece que, em algum lugar da história, alguém incutiu no nosso imaginário que o país inteiro é tropical, que toda a gente gosta de futebol e sabe sambar.  Mas, a verdade é que nem todo o país é tropical, nem todo mundo se delicia com  futebol e uma grande parcela da população nunca sambou na vida. A ausência de calefação no Sul do Brasil gera, no inverno,  uma cena meio esquisita nesses tempos modernos: as pessoas ficam dentro de casa com roupa de frio, como se estivessem prestes a sair para rua, mas na verdade,  estão indo pra cama.  Aqui em Seattle todo ambiente fechado tem aquecedor.  No meu quarto tem aquecedor (até se esquece que há frio lá fora). Há inclusive leis que obrigam os recintos a manterem a temperatura sempre adequada (como há também em outros continentes).  No dia em que percebermos que não somos um país unilatelmente tropical, talvez haja mudanças que obriguem ou que gerem uma infraestrutura de calefaçao em estados como Paraná, Santa Cataria, Rio Grande do Sul e até mesmo em partes de São Paulo e Minas Gerais.  Só assim, habitantes do sul (e visitantes) vão deixar de sofrer a cada inverno como se ainda estivéssemos no século XIX.

About these ads

Responses

  1. Ok, eu compro sua teoria. Mas, pra mim, o sul do Brasil ainda é um dos lugares mais quentes do mundo.. porque, depois de passar mal de calor em pleno inverno de 40 graus, aquela região ainda vai ter que me fazer comprovar o contrário. Senão, continuo exigindo é um ar condicionado central. Infraestrutura de refrigeração, já!

    Bom saber como estão as coisas por aí. Continuarei acompanhando e torcendo sempre. Um beijo.

  2. estereótipos…
    às vezes eu também esqueço que uma parte do brasil fica no hemisfério norte…

  3. (rsrrs) E o mais engraçado eu esqueci de dizer no post: o lugar onde mais passei calor até hoje tb foi no Sul. Num dia nublado, onde nada se mexia, e vc mal conseguia respirar de tanto calor…num verão em Blumenau.

  4. por favor, não esqueçam as outras variáveis do clima, além da latitude. Tanto o extremo sul brasileiro, inclusive sujeito a regimes de ventos e entrada de massas, como Blumenau situado em vale interior.
    Fui chata?

  5. É o seguinte, Blumenau é uma cidade que faz muito calor no verão com temperaturas beirando os 40°C, porém em compesação, no inverno as temperaturas são bem frias para os padrões brasileiros com temperaturas médias entre os 10°C e 12°C.

    No verão, as temperaturas de madrugada e de manhã chegam a 30°C a tarde beiram os 40°C a noite elas caiem de novo a uns 29 ou 30°C mais tem noites que não dá pra aguentar do calor chegando a uns 36°C.

    Já no inverno as temperaturas chegam na madrugada a 4°C de manhã a 5°C (às vezes podem chegar a 0°C), a tarde as temperaturas chegam a 15ºC (Às vezes nem passam de 10°C, más em dias atípicos podendo chegar a 20°C) e a noite elas baixam de novo e ficam em torno dos 7ºC. Essas são médias de um dia normal de inverno em Blumenau.

    Segundo registros oficiais a temperatura máxima absoluta registrada em Blumenau foi de 43,7°C, e no inverno foi de -2,6°C(porém essa temperatura não é confirmada pois em 2000 houve um registro de -5,9 no Morro Spitzkopf que é o ponto mais alto de blumenau).

  6. Jach,eu cho que vc tinham que ter mais respeito com o site.Amei ele!

    Bjss para todaos que visitam esse site!

    Divirtam-se!

  7. Moro em Blumenau e tenho SPlit em casa, em todos os comodos com excecao dos banheiros

    e regulo a temperatura que eu quiser pelo controle remoto, frio quando eh verao, e bemm quente quando eh inverno
    a temperatura do equipamento varia de 17 a 30 graus.

  8. se percebe que no sul do brasil temos o chamado clima subtropical com encontro de massas de ar polares podemos dizer até que o extremo sul do brasil como SC e RS temos o clima temperado onde temos estaçoes bem definidas com veroes muito quentes invernos frios e outonos e primavera com temperaturas agradaveis..com grande distribuiçao de chuva o ano inteiro pelas 4 estaçoes…e como todo clima temperado nao vao querer veroes frios neh meu povo…enquanto o resto do brasil é puro clima tropical onde recebe OCASIONALMENTE alguns restos de ar polares do sul.

  9. Perfeita sua análise!
    Moro na região central do Sul do Brasil e coloco muita roupa para dormir, sinto tanto frio dentro quanto fora e tenho vontade de ir embora…. para lugares ‘decentes’ mais quentes…

    Final de semana tranformei o frio que sentia em poesia:

    “Êta frio !!! Está frio …
    Fria está a noite e o dia
    fria é também a chuva!
    Frio é o vento que sopra
    Frio é o verbo que sopro

    Frio são os livros que leio, não leio.
    Rubem Braga, aparece com “O Desaparecido” pincelando sobre o frio.

    Frio é o momento, frui meu pensamento: Pensamento quente, como o sangue de gente, como a vida que esvai, como as histórias dos livros, como o escarro que cai. @!!*#/+!.

    (…)

  10. Bom, quando visitei a europa por 3 meses fui testemunha da calefaçao, impressionante dormir sem camisa inquanto neva la fora….
    …na cidade onde vivo no paraná, faz 1 ou 2 vezes no inverno 0 ou 1 grau e no verao temperaturas de 30 a 35….Invernos bem gelados com varias geadas…e Veroes muito quentes…

  11. Nenhum de vocês conhecem u lugar realmente quente.

    Só quem passa em Teresina, de Abril a Janeiro pode falar que já conheceu um lugar realmente quente

  12. Muito bem. Valeu a todos! Vou ainda conseguir realizar meu sonho: Conhecer algum lugar que tenha neve. Por enquanto gelo só dentro do congelador da minha geladeira.

  13. Bom, concordo plenamente com o post.
    Sou da região de União da Vitória-PR, divisa com SC (pra quem não conhece a região, união da vitória-PR e Porto União-SC são cidades gêmeas e interestaduais, divididas apenas pelos trilhos de uma antiga ferrovia).
    Sem dúvida é uma das regiões mais frias do Brasil.
    Entre os meses de maio e agosto é completamente comum amanhecer o dia aos 0ºC, -1ºC, -2ºC (na minha cidade ja marcou temperaturas extremas de -8ºC).
    É interessante essa variação climática no país. Mas pra quem convive com isso aqui no sul realmente é um sofrimento a todo inverno. Não existe estrutura pra isso. É preciso dormir com muitos cobertores, de manha levantar e se agasalhar muito para enfrentar o frio no trabalho e na rotina em geral (usar duas calças, duas ou tres meias, quatro blusas, isso tudo é comum). No meu caso faço faculdade em outra cidade a noite, vou de ônibus, ao final da aula ficamos aguardando o ônibus ao sereno, congelando. Chega-se em casa pra dormir a cama está gelada, e vc demora pra dormir até conseguir se esquentar.
    Tudo isso é completamente normal para quem convive com os invernos rigorosos daqui. Aqui e ali comenta-se do frio, mas como foi falado no post, ninguém toma providencias para desenvolver uma estrutura para isso. O Brasil ainda é samba e futebol para a maioria, infelizmente.

    (Outra coisa que me deprime nesse aspecto é qdo vc sai da balada de madrugada, congelando-se até chegar no carro e depara-se com pessoas que moram na rua dormindo nas calçadas as vezes cobrindo-se com jornais velhos…)

    um abraço a todos

  14. Concordo com tudo o que você disse.
    Moro na região do meio oeste de Santa Catarina e aqui também faz temperaturas extremamente frias no inverno. Há alguns anos quando construí minha casa eu pretendia colocar calefação. Entretanto, não foi possível sobretudo pela falta de mão de obra e por consequência custo elevado da obra, uma vez que a lei da oferta e procura é que determina o preço.
    Na época poucas pessoas conheciam o que era calefação….
    Resolvi parte do problema com ar condicionado. Ocorre que no inverno, quando a temperatura externa fica abaixo de uns 3 ou 4 graus c. o ar condicionado congela e para de funcionar… Ainda bem que existe aquecedor, mas este consome muita energia. Então ficamos no seu comentário acerca dos custos…
    Isso é Brasil!

  15. eu gostei muito desse comentario e tambem porque eu queria saber porque a regiao sul e mais fria

  16. Bom, mais não é só no Sul do Brasil que existe frio neh povo :S
    Moro no Espírito Santo e no geral na serra capixaba também faz bastante frio. Em Pedra Azul no município de Domingos Martins, no inverno a temperatura também chega a ser negativa. Esses dias mesmo a temperatura ficou abaixo de 0°. Em outro município capixaba teve registro de -5°. Fora no Pico da Bandeira em Ibitirama que só para vocês terem uma ideia, em pleno verão a temperatura chega a 7°. No inverno as geadas são quase diariamente e as minimas (que quase sempre tem temperaturas negativas) chegam facilmente a -8 e -10° podendo nevar. Caso duvidem, é só pesquisar no Wikipédia Pico da Bandeira.

  17. vcs que nao estiveram em manchester em 2010, era tanto frio que so pensava em voltar , além de ser extremamente perigoso, pois as extremidades de nosso corpo sofrem dobrado nesta situaçao( fui salvo por um motorista que estava observando o congelamento de meu nariz. rsss…..).

  18. moro no RS e acho que se meu destino era nascer no Brasil, nasci no lugar certo (risos)! tem coisa melhor que acordar com -2 graus, tomar um café bem quente e ir pra a escola soltando fumacinha pela boca? AMO INVERNO! ♥ em compensação, o verão daqui é bem quente mesmo ._. mas o longo inverno compensa!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: